Mensagens

Pai Nosso

Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.
Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.
Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.
E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.
Essa oração é bastante conhecida por todos, mas será que seu sentindo é realmente entendido?
(Mateus 6: 9-13)
Vejamos o que Jesus nos ensina através dessas belas palavras:
Pai nosso – Temos um Pai que é todo poderoso e cheio de graça e amor, em outra oportunidade Jesus nos diz assim: ‘‘Qual pai, entre vocês, se o filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra?Ou se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir!’’ (Lucas 11:11-13) Esse é o Pai nosso, que nos ama, que nos nutri, que nos revela sua Graça através de Jesus.
Santificado seja o teu nome – Adoração é algo que muitas vezes entendemos mal, por exemplo, alguns resumem adoração apenas a momentos de louvor, ou de oração. Mas adoração é muito mais do que isso, é vida sincera diante de Deus, é glorificar o Senhor, é exaltá-Lo por tudo que Ele É, e Ele é Santo!
Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu – Interessante pensarmos que o padrão do céu é totalmente diferente do que vemos aqui na terra, e esse é o pedido feito nessa oração, que o padrão de nossas vidas possam se moldar aos padrões do céu, ou seja, no lugar de mentira (padrão da terra) devemos falar a verdade (padrão do céu) em vez de guerras, paz, em vez de corrupção, honestidade, em vez de orgulho, humildade...
Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia – Muitas vezes pensamos logo no material, na fome física que precisa ser saciada, mas creio que Jesus estava falando algo mais profundo, estava falando de si próprio, do pão da vida que Ele mesmo É, dá necessidade humana de ser preenchido o vazio que existe no coração.
 Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores – Condição, é o que observamos nas palavras de Jesus, ‘‘assim como’’. Como diz a oração de S. Francisco ‘‘é perdoando que se é perdoado’’.
E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal – Como nos diz o sábio Salomão ‘‘A vereda do justo evita o mal; quem guarda o seu caminho preserva a sua vida’’. (Provérbios 16:17). É prudente quem vê o mal e foge do mesmo e não se acha domador dele.
Que as verdades do Evangelho possam levar entendimento e fé a todos os corações  necessitados do amor de Deus.
A Ele o poder e a glória para sempre, amém.
Pr. Igo Delanio